sexta-feira, 14 de abril de 2017

Reflexões sobre projetos


¨[...] ensinar não é transferir conteúdo a ninguém, assim como aprender não é memorizar o perfil do conteúdo transferido no discurso vertical do professor. Ensinar e aprender têm que ver como esforço metodicamente crítico do professor de desvelar a compreensão de algo e o com empenho igualmente crítico do aluno ir entrando como sujeito em aprendizagem, no processo de desvelamento que o professor ou professora deve deflagrar" - Paulo Freire

Comparando projetos de aprendizagem,  ensino e ação:

Os projetos de ensino caracterizam-se como instrumentos onde o professor é quem determina as atividades a serem desenvolvidas  para a aprendizagem deste ou daquele conteúdo. Nele é o professor quem transmite seu conhecimento.  
Já nos projetos de aprendizagem, o papel do professor é de orientar, mediar a construção do conhecimento do aluno, que normalmente se dá a partir do seu interesse, sua curiosidade e sua vontade de e do que aprender.
Projetos de ação, neles o interesse dos alunos está presente, mas quem determina  como construir este conhecimento é o professor.

Projeto de aprendizagem executado em 2016

Penso que o projeto de aprendizagem realizado em 2016: Unhas pintadas, se encaixa nas descrições  do Método de estudo do meio, pois o tema foi escolhido a partir de uma curiosidade real   tendo uma pergunta chave  que trouxe várias certezas provisórias e dúvidas que  desencadearam  todo um processo de pesquisa. A partir destas pesquisas algumas  dúvidas foram sanadas, certezas foram concretizadas e muitas dúvidas novas foram criadas.

Fontes consultadas:

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação [recurso eletrônico]: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
O que são projetos de aprendizagem: Disponível em: http://sipeadturmad3.pbworks.com/w/page/107941562/Projetos%20de%20Ensino%20e%20Projetos%20de%20Aprendizagem
Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Fernando Becker . Disponível em:https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1245073/mod_resource/content/3/becker-epistemologias.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saída de Campo - Parque Natural Morro do Osso - Evidências