¨[...] ensinar não é
transferir conteúdo a ninguém, assim como aprender não é memorizar o perfil do
conteúdo transferido no discurso vertical do professor. Ensinar e aprender têm
que ver como esforço metodicamente crítico do professor de desvelar a
compreensão de algo e o com empenho igualmente crítico do aluno ir entrando
como sujeito em aprendizagem, no processo de desvelamento que o professor ou
professora deve deflagrar" - Paulo Freire
Comparando projetos
de aprendizagem, ensino e ação:
Os projetos de ensino caracterizam-se como instrumentos onde
o professor é quem determina as atividades a serem desenvolvidas para a aprendizagem deste ou daquele conteúdo.
Nele é o professor quem transmite seu conhecimento.
Já nos projetos de aprendizagem, o papel do professor é de
orientar, mediar a construção do conhecimento do aluno, que normalmente se dá a
partir do seu interesse, sua curiosidade e sua vontade de e do que aprender.
Projetos de ação, neles o interesse dos alunos está
presente, mas quem determina como
construir este conhecimento é o professor.
Projeto de aprendizagem
executado em 2016
Penso
que o projeto de aprendizagem realizado em 2016: Unhas pintadas, se encaixa nas descrições do Método de estudo do meio, pois o tema foi
escolhido a partir de uma curiosidade real tendo
uma pergunta chave que trouxe várias
certezas provisórias e dúvidas que desencadearam todo um processo de pesquisa. A partir destas
pesquisas algumas dúvidas foram sanadas,
certezas foram concretizadas e muitas dúvidas novas foram criadas.
Fontes consultadas:
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação [recurso eletrônico]: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
O que são projetos de aprendizagem: Disponível em: http://sipeadturmad3.pbworks.com/w/page/107941562/Projetos%20de%20Ensino%20e%20Projetos%20de%20Aprendizagem
Modelos pedagógicos
e modelos epistemológicos. Fernando Becker . Disponível em:https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1245073/mod_resource/content/3/becker-epistemologias.pdf
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