sexta-feira, 14 de abril de 2017

Mapeando a turma

Mapeando a turma

Este ano minha turma é um M1B, crianças de 2 a 3 anos de idade. Das 20 crianças, 14 estão vivenciando a experiência de frequentar a escola pela primeira vez, ou seja se as crianças já são curiosas por natureza, imagina quando estão dentro de um ambiente novo, com rotinas diferentes,  com recursos diversos que visam o seu bem estar e o seu desenvolvimento.
Para mim a  experiência de trabalhar com este nível é novidade, assim como as crianças, estou em plena adaptação.  Em anos anteriores, trabalhando com nível M2 ( 3 a 4anos) e JB ( 5 a 6anos) a observação e , principalmente, o  questionamento junto às crianças  de suas necessidades, curiosidades e interesses foi bem mais fácil trabalhar com os projetos. Hoje, com os pequenos, basicamente a observação é minha principal ferramenta para montar algum projeto.
Especificamente, este ano, observei que a música é um ponto comum entre as crianças, e peguei este tema como delineador do projeto que devo montar para e com eles.

As principais questões que me povoam a mente são: Como, a partir da observação dos interesses das crianças, montar um projeto de aprendizagem? De que forma organizar a proposição de experiências ( planejamento)  que compreendam todos os campos de experiências, presentes no PPP da escola? Como organizar meu planejamento com experiências (propostas por mim)  que proporcione às crianças suas aprendizagens e somar  a ele as propostas surgidas da observação e da expressão das crianças de seus desejos e necessidades?

Um comentário:

  1. Oi Jaqueline! Oi Grupo LuCaJ2! Aqui descrevem a turma da Jaqueline Lemos. Mas conversaram em grupo sobre essa prática? O que as colegas de grupo tem a refletir sobre a prática da Jaqueline? O que vocês refletem da dinâmica e das possibilidades de coleta de dados para a montagem do projeto. Já é prática cotidiana professoras conseguirem fazer diariamente reflexões individuais de suas intervenções pedagógicas. Pensar individualmente sobre suas práticas. Mas a proposta da interdisciplina de PPA visa estimular que cada vez mais as reflexões sejam colaborativas. Isso está acontecendo no grupo de vocês? Podem editar a postagem e descrever o que está acontecendo no grupo de vocês. Quais as reflexões? Abraço, Betynha ;0)

    ResponderExcluir

Saída de Campo - Parque Natural Morro do Osso - Evidências