Mapeando a turma
Este ano minha turma é um M1B, crianças de 2 a 3 anos de
idade. Das 20 crianças, 14 estão vivenciando a experiência de frequentar a
escola pela primeira vez, ou seja se as crianças já são curiosas por natureza,
imagina quando estão dentro de um ambiente novo, com rotinas diferentes, com recursos diversos que visam o seu bem
estar e o seu desenvolvimento.
Para mim a experiência de trabalhar com este nível é
novidade, assim como as crianças, estou em plena adaptação. Em anos anteriores, trabalhando com nível M2 (
3 a 4anos) e JB ( 5 a 6anos) a observação e , principalmente, o questionamento junto às crianças de suas necessidades, curiosidades e interesses
foi bem mais fácil trabalhar com os projetos. Hoje, com os pequenos,
basicamente a observação é minha principal ferramenta para montar algum projeto.
Especificamente, este ano, observei que a música é um ponto
comum entre as crianças, e peguei este tema como delineador do projeto que devo
montar para e com eles.
As principais questões que me povoam a mente são: Como, a
partir da observação dos interesses das crianças, montar um projeto de aprendizagem?
De que forma organizar a proposição de experiências ( planejamento) que compreendam todos os campos de
experiências, presentes no PPP da escola? Como organizar meu planejamento com
experiências (propostas por mim) que
proporcione às crianças suas aprendizagens e somar a ele as propostas surgidas da observação e da
expressão das crianças de seus desejos e necessidades?
Oi Jaqueline! Oi Grupo LuCaJ2! Aqui descrevem a turma da Jaqueline Lemos. Mas conversaram em grupo sobre essa prática? O que as colegas de grupo tem a refletir sobre a prática da Jaqueline? O que vocês refletem da dinâmica e das possibilidades de coleta de dados para a montagem do projeto. Já é prática cotidiana professoras conseguirem fazer diariamente reflexões individuais de suas intervenções pedagógicas. Pensar individualmente sobre suas práticas. Mas a proposta da interdisciplina de PPA visa estimular que cada vez mais as reflexões sejam colaborativas. Isso está acontecendo no grupo de vocês? Podem editar a postagem e descrever o que está acontecendo no grupo de vocês. Quais as reflexões? Abraço, Betynha ;0)
ResponderExcluir