domingo, 23 de abril de 2017

Projeto de Geografia "Eu no mundo"

Esse ano estou atuando com turmas do 6º ano e 7º ano, do ensino fundamental, sendo 2 turmas de 6º ano e 4 turmas de 7º ano, onde as turmas de 6º ano e duas de 7º ano são de alunos que já estudavam na escola e duas turmas de 7º ano de aluno proveniente de outras escolas. O projeto a ser desenvolvido para a interdisciplina de “Projeto Pedagógico em Ação”, será em uma turma de 6º ano, ensino fundamental II, turno da tarde, turma 61, composta por 29 alunos bem dinâmicos, muito curiosos e participativos. Esta turma apresenta uma particularidade que considero muito importante são muito curiosos e mesmo os alunos mais quietos se sentem à vontade de perguntar, mas me preocupo com dois alunos em que seu ritmo é mais lento que o resto da turma e procuro estar mais atenta para o andamento de suas atividades para que não se desestimulem.

O projeto a ser desenvolvido será de ensino, com conteúdo de alfabetização cartográfica e identificação do meio, onde iremos trabalhar com aulas expositivas, trabalho de campo, construção de maquete e mapas conceituais. Após a introdução do conteúdo e o acompanhamento para identificar quais os conhecimentos que os alunos apresentavam sobre orientação cartográfica, iniciamos essa semana com a atividade de identificação do espaço com o desenho da sala e como a sala é da disciplina de Geografia, no turno da tarde, iremos identificar os pontos cardeais na sala. E na sequência iremos identificar a escola, com croquis até chegarmos na finalização que será trabalho com mapas e a identificação do espaço escolar na comunidade. A princípio o projeto se chama “Eu no mundo”, com direito a modificações a serem votadas durante a semana.




Primeiros questionamentos a serem trabalhados em sala de aula:
- Quem está à direita ou à esquerda da sua classe?
- Em relação a você a porta está à direita ou a esquerda?
- Quem está sentado à sua frente e atrás da sua classe?
- Vamos identificar os pontos cardeais em nossa sala de aula em seu desenho?
- Em que posição se encontra o armário da sala?
- Em que ponto a classe da professora se encontra?
- A sua classe está em qual posição, sendo o ponto de referência a classe da professora?
- Como podemos identificar os objetos em nosso desenho?

4 comentários:

  1. Jaqueline

    teu projeto será de ensino não é mesmo? pois pelo que percebo já definistes o assunto e até as perguntas iniciais. Lembro-te que não precisas trabalhar com todas tuas turmas, podes desenvolver esse trabalho em apenas uma. Seria interessante contudo que tentasses mesmo que de forma parcial desenvolver projetos de aprendizagem, especialmente por serem alunos de sexto e sétimo ano que estão exatamente numa idade na qual podem desenvolver com autonomia pesquisas e levantar hipóteses. Como não percebi novas publicações tuas desde 23 de abril estou curiosa por saber o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, professora Liliana, nestes últimos dias mudou o desenrolar de minhas interferências e tive que propor uma atividade extra classe tanto nas turmas de 6ª ano como as de 7º ano, que até podem ser colocadas como referência na Meta 2. Até gosto desses momentos de insight que tenho quando ocorre durante as aulas, não sei no que vai dar mas pretendo colocar para registro, principalmente por que os alunos são tão colaborativos.

    ResponderExcluir
  3. Jaque, já pensastes em construir com eles uma bússola para cada um? Lembro que quando pequena construí uma na escola, a cada passo que dava a usava para ver onde estava o norte. rsrsr Lembrança que ficam.

    ResponderExcluir
  4. Pensei em trabalhar com eles sobre isso Jaque, no entanto a professora do 5ª ano já realizou esta atividade com eles, o que trabalhamos foi a rosa-dos-ventos.

    ResponderExcluir

Saída de Campo - Parque Natural Morro do Osso - Evidências