quarta-feira, 17 de maio de 2017

Minha turma de 2016 em 2017 cap. 2

17/05/2017
Dando continuidade ao relato sobre o Projeto de Aprendizagem que estou realizando na minha escola, vou falar hoje sobre o meu sentimento diante do projeto e durante o processo de aprendizagem da turma.
Quando a turma fez a escolha do tema confesso que pensei que não teríamos muito a explorar, mas no momento em que começaram a surgir as dúvidas e certezas provisórias, me espantei com as infinitas vertentes que o projeto poderia abranger.
No momento da pesquisa dos alunos o apoio dos pais foi muito importante, possibilitando uma integração dos pais com o projeto. A busca por informações passou a se tornar mais prazerosa a cada dia, já que a turma trouxe dúvidas e certezas que eu desconhecia de modo que a aprendizagem também foi significativa pra mim.
Em nenhum momento pensei em pivotar, pois os alunos estavam super engajados na propostas e o apoio dos pais estava sendo um alicerce importante desse processo, porém devo confessar que aliar robótica ao projeto dos animais de estimação foi um desafio que foi sendo vencido aos poucos. Os alunos trouxeram muitas ideias e materiais para realizarmos nossas invenções e logo já tínhamos um gato, um rato e um cachorro, e cada um com uma habilidade diferente.
O rato se movimentava a partir do atrito gerado na superfície pela escovinha e o vibra call do celular, o gato movia os olhos de um lado para outro e o cachorro corria muito rápido com o auxílio de um dispositivo de fricção.
Quando apresentamos o trabalho para os colegas da Educação Infantil e Anos Iniciais, a turma ficou tão feliz que resolvemos dar continuidade e agora nosso objetivo é fazer o cachorro latir quando tirarmos o osso da boca dele.
Os conhecimentos a respeito do tema são infinitos e ainda temos muito a explorar.
Fico muito feliz ao vê-los construindo suas aprendizagens a partir das suas curiosidades, pois é notável a alegria e a disposição deles para a realização de um projeto significativo e dentro da realidade.

23/05/2017
Jaque Lemos, o quadro de dúvidas e certezas foi feito pela turma assim que o projeto sobre os animais de estimação começou, mas a partir do momento que as pesquisas começaram foram surgindo ideias de como representar esses animais, seus hábitos, os cuidados que devemos enquanto donos, e nesse momento foram sendo introduzidos elementos de robótica para "dar vida" aos animais confeccionados pela turma. Como o trabalho coma robótica antecede o projeto sobre os animais de estimação, as crianças já tinham alguns conhecimentos, conceitos e aprendizagens construídas, o que oportunizou aos próprios alunos pensar no que queriam fazer e como poderia ser feito dentro do que eles já sabiam. 

Aqui o aluno está verificando a polaridade da pilha para fazer o motor funcionar. Ele se alegra ao perceber que consegue identificar o lado positivo e o lado negativo da pilha fazendo o motor funcionar.

Nessa foto temos o momento em que os alunos estão separando o material para ser usado nos animais confeccionados por eles.
Aqui temos o nosso rato de escova que se movimenta com o atrito das cerdas na superfície.

Ambas as fotos mostram o momento de construção dos animais. Como nossa escola prima pela sustentabilidade, utilizamos o papelão e tinta têmpera.





Um comentário:

  1. Carine, como vais montar seu quadro de dúvidas e certezas? Dentro da questão dos animais ou na possibilidades sobre a robótica? Fiquei curiosa, pois vejo as duas possibilidades instigá-los nos seus conhecimentos dos animais e também das possibilidades do uso da robótica. No aguardo das novidades.

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