terça-feira, 23 de maio de 2017

sobre meta 3

Meta 3 - Mapas conceituais
Ah! Os mapas conceituais!
Uma nova ferramenta de trabalho e aprendizagem. No semestre passado, desenvolvê-los  foi complicado. Mesmo tendo bagagem, e algumas de nós com anos de docência, mas cá para nós... Bem mais fácil do que tentar desenvolvê-los com os pequenos,  mas também infinitamente mais prazeroso, por que ao menos meus pequenos têm certezas claras e decisivas.  Certezas até para sanar as dúvidas lançadas pela profê. É muito lindo ver como é difícil achar dúvidas em crianças de 2 a 3 anos, eles sabem tudo e de tudo têm plena certeza, até mesmo que sereias existem.

Infelizmente a gripe e as "Ites" não me permitiram montar a tempo o  mapa de dúvidas e certezas que surgiu em nossa sala, mas juro que tentei da maneira mais fiel descrever e desenhar  a discussão que tivemos sobre: "Quem mora na água"  e também se este ou aquele mora ou não na água.

Penso que devo revisar minha versão do mapa, por que a deles esta ficando linda!



Jaqueline Lemos

Jaque tomei a liberdade de aumentar o tamanho do teu mapa pra ficar mais nítido o que está escrito nos quadrinhos. Nossa que riqueza o teu projeto!
Quando vi o teu mapa, consegui pensar numa forma de fazer o mapa com os meus pequenos, pois a cada conversa surgem elementos novos que facilmente podem se transformar no mapa conceitual da turma. Carine 24/05/2017


META 3 - Parque Nacional Morro do Osso

Nesta momento do desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem deveria ter já desenvolvido os Mapas Conceituais, mas constatei que os alunos não conseguiram trabalhar em grupo para realizar as pesquisas e alguns tiveram dificuldade em realizar a pesquisa, então terei que modificar a estratégia terei de trabalhar em sala de aula novamente sobre as dúvidas e certezas e se as pesquisas realizadas podem comprovar as certezas e se não surgiram novas dúvidas, a fim de que iniciem a escrever uma síntese e construam os Mapas. 
Vários contratempos surgiram nestas duas semanas, como finalização do trimestre com a avaliação das aprendizagens dos alunos, conselho de classe, uma época de chuva muito intensa impossibilitando muitos alunos a comparecer à escola, alunos com problemas de socialização, alunos com diagnóstico de bipolaridade tendo que ter atendimento diferenciado com acompanhamento da turma e por fim eu que fiquei doente. Foram situações que fizeram com que o Projeto apresentasse um ritmo de desenvolvimento mais lento do esperado, entretanto as atividades aplicadas fizeram com que se identificasse ações que deveram ser aplicadas na turma como desenvolver projetos direcionados a como trabalhar em equipe, trabalhos interdisciplinares a fim de interligar os conhecimentos. 
                                                                                             Jaqueline Rosa - 11/06/2017  

Continuação
Esta semana foi dedicada ao trabalho de construção dos Mapas Conceituais, foi um trabalho muito proveitoso pois o empenho dos alunos, ou a tentativa em realizar as atividades propostas, demonstraram a sede de saberes e como uma atividade diferenciada modifica o andamento e o convívio na sala de aula.

Como já havia dito em vários momentos, mas venho reforçar, a sala em que trabalho é destinada para minhas atividade é onde encontra meu armário e tenho a minha disponível meus materiais como os livros didáticos, os mapas e os atlas. 
Então para preparação das nossas atividades da semana fiz um rearranjo na disposição das classes, coloquei-as em conjunto de 4 mesas, e não em fileiras como estão normalmente, para que quando os alunos entrassem na sala já teríamos a nossa disposição das mesas. Quando os alunos entraram na sala o espanto foi geral e com certeza começou uma postura totalmente diferente por parte dos alunos.  
Observei que suas interações foram bem mais proveitosa, alguns grupos conseguiram trabalhar em equipe outros por causa das personalidades de alguns integrantes foram bem marcantes onde necessitaram um pouco da minha interferência para determinar como deveriam trabalhar sem discutir. 
Nesta aula, os aluno deveriam a partir de suas pesquisas construir novamente suas certezas e dúvidas, esta retomada da atividade fez com que muitos conceitos novos e dúvidas surgissem. Constatei que o conteúdo trabalhando desta forma foi muito mais instigante e proveitosa, identifiquei que as aprendizagens se tornaram mais significativas e proporcionaram uma maior abrangência nas informações do que as aulas expositivas, não estou aqui menosprezando essas as aulas que foram primordiais para um contato inicial de alguns conceitos.  Agora para darmos seguimento na próxima aula iremos tentar resolver algumas dúvidas compararmos com nosso quadro inicial, para inciarmos nosso Mapa Conceitual. 
                                                                                                                    14/06/2016
  

    



Este foi a construção de nosso Mapa Conceitual, concluído após a saída de campo.

Jaqueline Rosa                            03/07/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saída de Campo - Parque Natural Morro do Osso - Evidências