sexta-feira, 14 de abril de 2017

PROJETOS


A organização de um projeto deve estar vinculada a um conhecimento mais globalizado, diferentemente do conhecimento compartimentado que as disciplinas propõem, já que nesta modalidade os conhecimentos não estão articulados de uma forma rígida, nem em função de alguma disciplina pré-estabelecida ou do nível dos alunos. Este método tem por função a de favorecer a criação de estratégias que possam fazer a inter-relação entre os conhecimentos estabelecidos dos conteúdos nas disciplinas e a uma problemática fazendo com que ocorra o incentivo dos alunos para sua construção de conhecimento.
Para isso temos uma sequência de ensino/aprendizagem, como: Escolha do tema; Planejamento do desenvolvimento do tema; busca de informação; tratamento das informações; analise das sequencias dos capítulos; realiza-se um dossiê; avaliação; novas perspectivas.

Nos métodos globalizados, o aluno se encontra como o principal agente da ação, pois partimos das suas necessidades com ações compartilhadas, isto não quer dizer que se dispensa as disciplinas mas a preocupação inicial vem como ocorrem as aprendizagens e depois preocupa-se com o papel da disciplina na sua formação.  

Diferenciação entre os projetos:


- Projetos de aprendizagem (Método do estudo do meio - MCE): o professor é o orientador, um mediador, cabe ao aluno ser o construtor de seu conhecimento. É um modelo de aprendizagem mais dinâmica.
- Projetos de ensino (Método de projetos de Kilpatrick) é o professor que pensa sua prática e decide os temas, é a partir o professor que transmite seu conhecimento.
- Projetos de ação (Centros de interesse de Decroly): nestes projetos procura-se satisfazer os interesses do educando, partindo do conhecimento do meio e de formas de interagir com ele, proporciona situações para a construção das aprendizagens, mobilizando com que os alunos realizem atividades com experiências concretas como de montar jogos, trabalhos manuais e modelagem.




Fonte Consultada: 
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação [recurso eletrônico]: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

2 comentários:

  1. Jaque estou realmente na dúvida sobre a descrição dos projetos, pois penso que os métodos apresentados no texto de Zabala tratam-se todos de projetos de aprendizagem, pois tem os alunos como protagonistas do seu aprendizado. Relembrando interdisciplina anteriores temos bem clara a diferença entre projetos de aprendizagem e de ensino. Na verdade estou confusa sobre os projetos de ação.

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  2. Sim, concordo contigo jaque, só que na minha dúvida nos projetos de Kilpatrick partem da atividade movida pelo meio, que é o interesse dos alunos, mas dirigida pelo professor nas mais diversas disciplinas. Temos um tema de interesse dos alunos e a partir dele é estabelecido o programa.
    E nos texto todos são descritos como métodos globalizadores como os centros de interesse de Decroly, complexos de interesse de freinet, o sistema de projeto de kilpatrick, o estudo do meio de Movimento de Cooperazione Educativa, o currículo experimental de Taba, trabalho por tópicos, projetos de trabalho, complexos russos e projetos, onde o aluno parte como centro das necessidades educacionais, onde tem como ponto relevante se tornando o somatória na ação, mas não que dizer que se dispensa as disciplinas e mas as principais preocupações são como os alunos aprendem e depois advêm a preocupação sobre o papel da disciplina em sua formação.

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