terça-feira, 20 de junho de 2017

Plano de Ação


Meta 1. Fazer um levantamento das curiosidades da turma, trocar ideias a respeito dos diferentes temas e escolher com a turma o tema mais interessante para desenvolver o projeto. Levantar as curiosidades da turma para que possamos escolher o tema a ser desenvolvido no projeto de aprendizagem.
Oportunizar aos alunos um momento em que de fato possam assumir o protagonismo de suas aprendizagens a partir de um tema oriundo da sua curiosidade.
Fazer uma votação para a escolha do tema que dará origem ao projeto.
03.04 a 07.04
Iniciei a atividade conversando com a turma sobre o quão legal é aprender coisas novas. A turma já havia trabalhado com pesquisa no ano passado então já estão acostumados a pensar sobre suas curiosidades e argumentar com os colegas.
Para que os temas começassem a surgir, fiz uma atividade onde cada aluno teria que pensar sobre algo que ainda não sabe e gostaria de aprender.
Como Fiz:
Iniciei o Projeto conversando com a turma sobre a escola enquanto espaço de aprendizagem e o quanto é bom aprender e desenvolver- se a partir das suas descobertas.
Perguntei na turma quem era curioso e o que eles gostariam de aprender. 
Então escrevi no quadro: “O QUE QUERO APRENDER? ” Então pedi para que eles conversassem com os colegas próximos sobre os assuntos que eles gostariam de estudar na escola.
Passado esse momento, pedi que quem quisesse falar levantasse a mão para que eu começasse a anotar no quadro.
Dentre inúmeros temas a turma escolheu por votação o tema “Animais de Estimação”.

Meta 2. Organizar um quadro de certezas e dúvidas e pesquisar sobre o tema escolhido “Animais de Estimação”. Organizar o mapa de dúvidas e certezas para que os alunos tenham clareza do que já sabem e do que ainda lhes é curioso.
Pesquisar sobre o tema escolhido, a fim de encontrar respostas as curiosidades e validar as certezas.
10.04 a 17.04
O quadro de certezas e dúvidas foi feito no quadro branco. De um lado fui escrevendo as dúvidas e do outro as certezas que os alunos falavam, cada certeza ou dúvida tinha o nome do aluno para que todos pudessem identificar suas colocações.
Fiz cópia para os alunos poderem colar no caderno e contar com a ajuda dos pais para a pesquisa. Após a escolha do tema escrevi no quadro DÚVIDAS e CERTEZAS e pedi aos alunos que pensassem em tudo que gostariam de aprender sobre os animais de estimação e tudo que já sabiam também.
Como Fiz:
A partir das dúvidas e certezas levantadas pelos alunos, definimos que animais iríamos pesquisar. Conversei com a turma sobre pesquisa e expliquei que para efetuarmos uma boa pesquisa precisaríamos de foco. Então lacei a pergunta: Quais são os animais de estimação que vocês conhecem?
A turma vários animais como cavalo, ovelha, passarinhos, cães gatos, pequenos roedores... e em função do foco e da percepção dos próprios alunos chegamos a conclusão que cães e gatos são os animais de estimação legítimos, já que os demais animais não podem morar dentro de casa com os donos e os passarinhos não devem ser presos em gaiolas. Assim, começamos a pesquisar sobre os cães e gatos. Como na escola não temos internet as crianças pesquisavam em casa e eu também trazia informações que ora reproduzia no telão e ora dispunha de livros, recortes e cópias xerocadas para que a turma pudesse evoluir em suas aprendizagens.
O registro das pesquisas se deu através de desenhos e escrita, bem como tema da família que juntamente com as crianças ficava responsável por confeccionar, criar, pesquisar e etc.

Meta 3. Criar um Mapa Conceitual do projeto. Refletir sobre as informações obtidas até aqui, utilizando o Mapa Conceitual como instrumento que norteará as próximas ações.
29.05 a 02.06
Trabalhamos com o data show para construir nosso Mapa Conceitual. Eu digitei e organizei tudo que as crianças foram falando, interligando separando.
Como Fiz:
Para fazer o Mapa Conceitual, resolvi usar o data show e ir anotando as ideias da turma ao mesmo tempo em que já realizava as conexões.
Optei por fazer toda a parte escrita em função da etapa de alfabetização das crianças.

Meta 4. Organizar o Plano de Ação de tudo que foi realizado e tudo que ainda será feito.Elaborar um Plano de Ação com todas as etapas a serem desenvolvidas ao longo do Projeto “Amigos de 4 Patas”.
29.05 a 02.06
Após a fase de pesquisa, e a partir das constatações, surgiu a necessidade de ilustrar nossas aprendizagens através de produções artísticas e invenções utilizando sucata eletrônica e material reciclável. Para isso a turma trabalhou tanto em grupos quanto individualmente e pudemos contar também com o apoio dos pais.
Como Fiz:
O Plano de Ação foi discutido e elaborado com a turma, pois queria que eles fizessem parte desse processo também.
Como a turma já tem robótica desde o ano passado, logo vieram as ideias de confeccionar os animais e utilizar elementos da robótica para criar movimento, som e tudo que a imaginação pensar.
Além de aprender sobre os animais acabamos também aprendendo um pouco mais sobre robótica pois para cada ideia precisamos pensar um mecanismo diferente que atendesse as nossas necessidades. Fizemos um cachorro que late, um gato que se move e um rato que se move. Tudo isso com a criatividade e habilidade da turma.

Meta 5. Apresentar um relatório do projeto. Fazer um relatório do projeto, contemplando todas as etapas desenvolvidas, refletindo e analisando cada uma delas, fazendo um link com o aporte teórico disponibilizado na interdisciplina.  
23.06 a 29.06
Nessa meta utilizarei relatos dos alunos, minha percepção e os textos lidos durante o semestre, de modo que o meu relatório seja fiel a prática desenvolvida ao longo do projeto.
Como Farei:
Vou reler os textos e relembrar as ações desenvolvidas durante o projeto e os relatos dos alunos, para só então iniciar a escrita do relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saída de Campo - Parque Natural Morro do Osso - Evidências