sábado, 13 de maio de 2017

sobre meta 2 - certezas e dúvidas

Mesmo estando em dúvida sobre a classificação do projeto que desenvolverei com minhas crianças, se: centro de interesse, projeto de ensino ou de aprendizagem; ou talvez com a certeza que é uma feliz mistura entre os três, tentei  aqui relatar o que percebi como certezas e dúvidas, umas expressadas pelas crianças e outras instigadas por mim.
Iniciado o projeto: M1B canta e se encanta com as novas descobertas, o primeiro ponto foi fazer um levantamento junto às crianças das músicas  que gostavam e conheciam e também observar suas reações e gostos às músicas que lhes apresentamos.
Surgiram várias músicas, apontadas pelas crianças, principalmente as cantadas pela dupla Patati - Patata.
Das músicas mais apreciadas, A baleia foi sem dúvida a que mais despertou interesse. E com ela iniciamos nosso projeto.
Nós cantamos,  fizemos gestos que seguiam a letra da música, dançamos. Um clip da música foi apresentado.  Restavam agora as rodas de conversa e saber  o que era de conhecimento a respeito da história por trás desta música.
Iniciamos questionando quem era a amiga da baleia, e quem era a sereia?
Uma das crianças que já havia visto o filme: A pequena sereia nos descreveu o que era a sereia e onde ela morava.
Questionamos onde morava a baleia: "Na água", foi a resposta geral;  e quem mais morava neste ambiente:
- "O peixinho ";
- "O sapo cururu";
- "A baleia";
-"A sereia";
- "As onda";
Após todos indicarem seus saberes,  resolvemos lançar alguns questionamentos:  Se o cachorro morava na água,  Se o gato  era amigo da sereia e se também morava na água, e os pássaros moravam? E os leões marinhos, e os caranguejos, moravam na água?
Em outro grupo, que optou por desenhar,  os desenhos surgiam e junto com eles  algumas falas:
- "Eu desenhei o tubarão, ele mora na água do mar".
 - "Olha, profe, ele é bem grandão!"  Quando demonstrei medo pelo tubarão, outra criança disse:
- "Pofê  Jaque, não fica com medo é de mentirinha"!
- O tubarão não existe?
-  "Iziste, mas este é de desenho"!
No mesmo momento, questionei o que ela desenhava:
- "É a mãe que mora na água!".
- Mas, a mãe mora na água?
- "É a mãe da sereia!"
No dia seguinte quando assistíamos ao filme A pequena sereia, esta mesma menina  no momento em que apareceu a família da pequena sereia, se virou e me disse:
- "Olha, pofê, a mãe da sereia; ela mora na água também".
Em uma visita programada a sala dos livros, nosso objetivo era pesquisar todos os livros que conseguíssemos a procura de tudo que morasse na água.
Desta pesquisa descobrimos mais alguns moradores da água, seja do mar ou dos rios:
- "Que é isso profê?"  Um caranguejo. - "Ele mora na água, olha!";
- "O tubarão, nada na água";
-"Tem muitos peixinhos, um monte"!
Nestas pesquisas observamos um belo livro sobre o oceano onde focas, leões  marinhos, conchas, e outros seres foram descobertos.

  Como minha turminha este ano é de crianças muito pequenas, 2 a 3 anos, algumas ainda nem falam direito ,a pesar de se comunicarem, muitas vezes fico sem saber ao certo como montar, dentro do meu projeto a tabela de certeza e dúvidas,mas penso que estou indo pelo caminho certo deixando que se expressem e que descubram com a ajuda de livros, filmes e imagens .
( Jaque  Lemos)

Poa 20/05/2017

Jaque Lemos ao ler sobre o teu trabalho com os alunos, achei que estas no caminho correto pois são crianças pequenas e estas trabalhando bastante com imagens e sons que são linguagens que são mais de assimilar nesta idade.
Gostaria de saber como vais trabalhar a montagens das dúvidas e certezas por eles? 
Porque não montar uma tabela através de desenhos realizados por eles?
ou o livro das certezas e outro das dúvidas.
                                                                                                               Jaqueline Rosa




Jaque, Rosa,  na verdade montei com eles as dúvidas e certezas, através de um painel. Neste painel colocamos a letra da música e suas construções daqueles personagens que moram na água, personagens estes nascidos das suas certezas. Na questão das dúvidas ficamos com o registro, escrito por mim, das dúvidas que levantei, e a partir do conjunto: certezas e duvidas, vamos aproveitar para construir um banco de imagens onde constarão todas as imagens citadas, sejam as das certezas de quem vive na água como as dúvidas lançadas por mim. Estas imagens foram adquiridas a partir da pesquisa dos pequenos em revistas e livros. Uma delícia, vê-los discutindo o que ia em que lugar: se moravam na água ou na casinha deles.

Tiraste fotos do painel, fica bem legal como registro das atividades. Fotos algo que eu teria que ter como costume para com meus alunos e ainda esqueço de realizar.

Sim ,Jaque Rosa,   tenho por costume fazer registro fotográfico e escrito de todas as experiência realizadas por eles, bem, como fotos do nosso dia a dia, pois como trabalho com espaços circunscritos, nem todas as crianças fazem as mesmas experiências ao mesmo  tempo.
Nossa sala esta sempre em movimento, posso ter um  pequeno  grupo realizando experiência dirigira, bem como tem outro gripo brincando na casinha, ou com os jogos, ou em outro espaço brincando de algo. E é preciso procurar registrar estes momentos que fazem parte da aprendizagem e da construção dos seus conhecimentos.
Inclusive, comecei a montar um mapa conceitual com eles  a partir de imagens, mas esta semana foi  bem complicado, a mudança de tempo  deixou muitos adoentados em casa, teve dia de eu ter 8 crianças em sala, depois fiquei sem minha monitora,  e pensa entrar duas pessoas diferentes por dia na sala dos pequenos, distração total...mas vamos lá  se não terminar de montar a tempo , com as figuras farei uma descrição, pois já conversamos sobre agora é só pesquisar as imagens.



POA 22/05/2017                                                                             Jaqueline Rosa

Para Meta 2, decidi direcionar minhas atividades para uma pesquisa que meus alunos estão realizando, iremos fazer uma saída de campo para o Parque Natural Morro do Osso, onde a visitação está vinculada a conteúdos que iremos trabalhar no transcorrer do ano.
Para início os alunos deveriam construir suas dúvidas e certezas, como eles não conheciam e não sabiam nada sobre o Parque, achei que foi um pouco complexo para a maioria pois eles encontraram bastante dificuldade, no momento seguinte eles iriam fazer a pesquisa sobre o Parque em grupo.

GRUPO A
Alexandre, Matheus, Yuri, Wagner, Bruno
GRUPO B
Vitória, Ana, Camila, Carina, Andreia
CERTEZAS
DÚVIDAS
CERTEZAS
DÚVIDAS
- A floresta é protegida
- Existem Lagoas
- Existem muitos animais
- Tem cuidadores de animais
- Muitos animais venenosos
- Vários perigos
- Existem leis proteção
- Porque tem esse nome?
- Será que tem muitos animais?
- Já teve algum desmatamento?
- É muito grande?
- A quanto tempo existem?
- Eu tenho certeza que lá na Floresta tem árvores
- Eu tenho certeza que logo que nós chegamos lá tem uma casa no começo
- Eu tenho certeza que tem pedras grandes por lá
- Eu tenho certeza que tem um rio pequeno lá tem água porquê? Eu coloquei a mão.
- Eu tenho certeza que lá tem insetos
- E verdade que existi uma lenda sobre a Floresta do Morro do Osso?
- É verdade que lá na Floresta do Morro do Osso tem um lago?
- Tem animais selvagens?
- E muito sujo lá na Floresta do Morro do Osso?
- Tem canibais lá na Floresta do Morro do Osso.
- Tem homens das montanhas lá na Floresta do Morro do Osso?
Obs.: quadro transcrito conforme as EXATAS palavras dos alunos.

Na sequencias dessa atividade esta a pesquisa, solicitei que fosse realizado em grupo, no entanto não deu muito certo, realizaram a pesquisa individualmente. 
Agora o próximo passo será ver se as dúvidas e certezas permanecem ou se foi alterado, nesta fase pretendo que os grupos retornem e com a pesquisa de cada um possam comprovar o que foi realizado anteriormente, para aprenderem a realizar trabalho em grupo.
Depois iremos montar um questionário para ser perguntado aos profissionais que trabalham no Parque, está saída de campo será feita a principio dia 29 de junho. 
A professora de ciências também irá participar conosco da saída de campo pois ela está trabalhando ecologia e pretendemos após a visitação fazer um trabalho interdisciplinar com a turma.



Que legal , Jaque! Já estou aqui me colocando no lugar dos teus alunos, louca para novas descobertas. Quem sabe finalizar este projeto com uma bela maquete do Morro, com todas as suas características físicas, geográficas e biológicas??? Fica o desafio !

                                                                                                                                       Jaque Lemos

Colegas estou um tanto confusa ainda sobre que tipo de projeto é o que tenho em mente fazer, a partir de agora, com meus alunos, pois várias mudanças aconteceram desde o início do ano. Explico:
Sou professora concursada na  Educação Infantil e minha experiência até este ano foi apenas com os pequenos mas, este ano, a escola me transferiu para uma espécie de "tapa furos" e cada semana tenho alguma turma diferente entre primeiro e quinto ano no turno da tarde, à noite eu tenho uma turma de EJA mas com apenas 6 alunos que nunca consegui juntá-los em um mesmo dia pois faltam muito.
A principio pensei fazer o projeto que começamos no início do ano com todas as turmas da EJA mas houve alguns acontecimentos na comunidade que afetaram muito a nossa Escola como o crescimento cada vez mais acelerado da violência que culminou com a morte de um aluno nosso(16 anos) da EJA mas que já tinha sido aluno no diurno desde bem pequeno. Esses acontecimentos me fizeram refletir sobre como podemos tentar amenizar essa situação e pensei então em um projeto de valorização a vida. Começar com os pequenos aproveitando as minhas poucas entradas semanais em todas as turmas que me colocam para de alguma maneira provoca-los a refletir sobre o que está acontecendo na comunidade, o porque da violência, o que está levando jovens tão jovens a entrar para o mundo das drogas e do crime. 
Comecei então na semana passada a conversar com eles e provocá-los a pensar no assunto, os meus períodos são de 50 minutos mas mesmo com pouco tempo já notei que eles necessitam falar, colocar para fora seus medos e angustias por viverem em um lugar tão vulnerável. 
Nas turmas de primeiro ano conversamos sobre  amizades, regras de boa convivência, igualdade entre meninos e meninas. No segundo ano em diante já falamos sobre a violência e muitos relataram acontecimentos  de violência sofridos por familiares, amigos e até mesmo pessoal. Eles levantaram algumas perguntas como por que a droga faz tanto mal, por que matam quem não paga, por que cada vez mais as crianças cada vez menores estão tão violentas, por que as brincadeiras são só de armas, tiros, lutas. 
Na turma de adultos da noite conversamos sobre violência, sentimentos, morte, drogas, tráfico, famílias desestruturadas e muitas duvidas e certezas foram abordadas. de onde vêm as drogas? Por que as pessoas consomem a droga? Por que matam ,sem pena, adolescentes por deverem 50 reais?
Não sei se conseguirei montar um projeto a partir desta ideia mas estou certa que eles precisam disso.

                                                                                                       Luciana Arcos

Lu, acho que o tema da violência é bem interessante e quando comecei a ler o teu relato pensei que se tiveres abertura com a equipe diretiva da tua escola, valeria a pena tentar tornar esse espaço nas turmas, parte da rotina e quem sabe pensar em um projeto para promover a mudança? Talvez... "Faça a diferença na escola" por exemplo, onde os alunos terão que pensar em ações para melhorar a escola enquanto espaço e também nas relações, visto que sabemos que o que acontece na comunidade também reflete no ambiente escolar. Se a escola se tornar mais atrativa, os alunos se sentirão felizes e acolhidos nesse espaço e isso facilita e favorece a mudança de comportamento dos mesmos. Claro que não conheço a realidade da escola pra julga-la atrativa ou não, mas creio que sempre que abrimos espaço para o aluno, esse se sente valorizado e parte do processo, melhorando a auto estima, autonomia e cidadania. Carine 23/05/2017







2 comentários:

  1. Jaque, na verdade montei com eles as dúvidas e certezas, através de um painel. Neste painel colocamos a letra da música e suas construções daqueles personagens que moram na água, personagens estes nascidos das suas certezas. Na questão das dúvidas ficamos com o registro, escrito por mim, das dúvidas que levantei, e a partir do conjunto: certezas e duvidas, vamos aproveitar para construir um banco de imagens onde constarão todas as imagens citadas, sejam as das certezas de quem vive na água como as dúvidas lançadas por mim. Estas imagens foram adquiridas a partir da pesquisa dos pequenos em revistas e livros. Uma delícia, vê-los discutindo o que ia em que lugar: se moravam na água ou na casinha deles.

    ResponderExcluir
  2. Tiraste fotos do painel, fica bem legal como registro das atividades. Fotos algo que eu teria que ter como costume para com meus alunos e ainda esqueço de realizar.

    ResponderExcluir

Saída de Campo - Parque Natural Morro do Osso - Evidências