quarta-feira, 17 de maio de 2017

Refletindo sobre os nossos Projetos...

Cada uma de nós, carrega em seu projeto o desejo e a necessidade de inovar, tanto na metodologia como na organização do conteúdo.
Percebo que todas estamos obstinadas por dar significado as aprendizagens dos nossos alunos, articulando os conhecimentos escolares com os conhecimentos trazidos na bagagem por cada um e buscando desenvolver os conteúdos a partir de temáticas.
Para Zabala, os conteúdos trabalhados entre si, de uma forma multidisciplinar, tem potencial para transformar o aluno enquanto sujeito crítico, responsável e autônomo.
São essas propostas que que quebram com os paradigmas instituídos pelas instituições de ensino dos nossos tempos de escola, e que darão significado as aprendizagens dos alunos.
Todos os projetos apresentados pelo nosso grupo, integram os conteúdos de forma multidisciplinar de modo que a temática a ser desenvolvida articule os conhecimentos em detrimento de uma aprendizagem significativa.
Acredito que o meu projeto sobre Animais de Estimação e o da Jaqueline Lemos sobre a Aprendizagem através da Música tem elementos em comum, no sentido de partir da curiosidade do aluno, significando suas aprendizagens, considerando os conhecimentos vindos dos alunos, integrando conteúdos...Creio que ambos são projetos de aprendizagem, já o projeto da Jaqueline Rosa intitulado Eu e o Mundo, é um projeto de ensino por ser escolhido e determinado pelo professor, o que não o torna nem mais certo e nem mais errado, apenas uma outra abordagem. Porém, acredito que ao longo do projeto, esse possa a vir se tornar um projeto de aprendizagem a partir da interferência dos alunos e suas curiosidades. Assim como o meu projeto e o da Jaqueline Lemos possam em um dado momento se tornar um Projeto de Ensino ou de Ação, satisfazendo as demandas dos alunos e do projeto que segue seu curso.

Um comentário:

  1. carina, concordo com você que por mais que iniciemos nossos trabalhos através de projetos de ensino em um dado momento podemos inserir outras formas de abordar as aprendizagens, devemos ter o hábito de refletir sobre a nossa prática e com esta constante avaliação é que poderemos identificar quais as melhores intervenções a serem seguidas. São esses insight que temos diariamente que nos auxiliam a diferenciar nossos trabalhos e propor diferenciar as metodologias para que as aprendizagens acabem por se tornar significativas e não apenas momentâneas.

    ResponderExcluir

Saída de Campo - Parque Natural Morro do Osso - Evidências