segunda-feira, 24 de abril de 2017

Minha Turma de 2016 em 2017


Em dois mil e dezesseis trabalhei com uma turma de primeiro ano que era composta por seis meninas e onze meninos, como não entrou e nem saiu nenhum aluno, esta mantém a mesma formação do ano passado, porém eu não sou mais professora deles, já que sou responsável pelas aulas de robótica de todas as turmas da escola, da Educação Infantil ao Nono ano.
O objetivo do projeto de robótica é desenvolver  os conhecimentos de robótica a partir de temas oriundos da curiosidade dos alunos o que torna esse projeto um Projeto de Aprendizagem.
Essa turma adora animais, e demonstrou grande interesse pelos cães e gatos que são animais de estimação que fazem parte do cotidiano deles.
A proposta do trabalho sobre animais de estimação surgiu de uma aluna que ganhou um cachorro, e todos começaram a falar sobre as suas predileções por gatos ou cachorros e também dos cuidados com a higiene, alimentação...
Várias perguntas surgiram...
# Os gatos também podem ser adestrados?
# Quantos filhotes uma cadela pode ter ao mesmo tempo?
# Se os filhotes nascem juntos, eles não deveriam ser todos iguais?
# As pulgas pulam muito alto?
# O Pitibul é muito brabo e pode matar uma pessoa?
# O gato e o cachorro são inimigos?
# O gato como rato?
Também surgiram várias certezas...
# O gato gosta de leite
# O cachorro cuida da casa
# O gato toma banho se lambendo
# O cachorro gosta de osso
# O gato gosta de peixe
# Nos desenhos o gato e o cachorro são sempre inimigos
# Nos desenhos o gato e o rato são sempre inimigos
# O gato e o cachorro podem dormir dentro de casa
Num primeiro momento cada aluno pesquisou em casa tudo o que julgasse importante para o nosso projeto sobre animais de estimação. Depois compartilharam em sala de aula, e então surgiu a necessidade de pegar uma pulga para olhar no microscópio e para isso contamos com a ajuda da professora de ciências.
Como o projeto envolvia robótica e tecnologia, trouxe os tablets para que cada um fizesse registro das suas pesquisas e utilizasse os jogos cujo objetivo era cuidar dos animais.
Quando já havíamos organizado os conhecimentos trazidos, começamos a introduzir a robótica com o uso de sucata eletrônica e materiais recicláveis, como papelão, palito de picolé, peças de brinquedos estragados...
Usando uma escovinha de roupa e um vibracall fizemos um rato, fizemos o gato e o cachorro de papelão, e o gato movia os olhos que eram de outro brinquedo e o cachorro corria a partir de um dispositivo de um carrinho de fricção.
A partir das pesquisas as curiosidades foram sendo descobertas e algumas certezas se tornaram fatos isolados.
O envolvimento foi tanto que fizemos uma exposição para os colegas das outras turmas.




Um comentário:

  1. Carine

    e quais dúvidas permaneceram? todos os alunos vão realizar o mesmo projeto? como sintetizas essa etapa? aqui tens parte da meta 1 e 2 mas ficaram um pouco misturadas. Consegues nos contar mais? e qual a tua reflexão sobre estas metas?

    ResponderExcluir

Saída de Campo - Parque Natural Morro do Osso - Evidências